faça seu comentário!

Um garimpo nos novos designers de Fortaleza

29.04.08 10:08 | comente este blog Bailarina, de Áurea Lima
Viajar para Fortaleza e deixar de ver o artesanato é um pecado...mas, deixar de garimpar os novos estilistas é um pecado ainda maior.

Rica em moda e na mistura da identidade brasileira com a moda contemporânea, os novos estilistas e designers cearenses estão dando um banho de bom gosto e nacionalidade. A artista Áurea Lima trabalha com pinturas e perfomance ao mesmo tempo. Quando se resume à tela, Áurea cria bailarinas vestidas com saias coloridas, mas quando o assunto é a arte do movimento, as bailarinas ganham tomadas elétricas na cabeça. Um gestual que envolve movimentação corporal com o auxílio de um fino elástico e música instrumental. Bacana, né?

Na área de acessórios o garimpo é ainda mais glamuroso. O design de jóias Cláudio Quinderé faz de brincos, pulseiras e anéis uma verdadeira obra de arte. O cearense reforça o diálogo entre a moda e arte num trabalho primoroso em pérolas, prata, ouro e couro.

“Cosmopolitan Girl” é o nome da coleção da mais nova marca teen de Fortaleza, a Jô-Iola. Antenadas, Iorrana Aguiar e Lara Romcy misturam alfaiataria em peças cheias de bossa. São xadrezes, lonas de algodão enceradas jeans com trama de fios de prata em desenhos exclusivos.

Moda praia não pode faltar. Que tal mergulhar no Mar Del Castro? A marca que tem um pequeno atelier em Fortaleza já faz sucesso com suas formas arrojadas no shape de biquínis, sungas e maiôs. Destaque para os complementos como vestidinhos fofos, caftans charmosos e patchwork de estampas, característica da marca e da moda cearense.

Um achado é o trabalho artesanal nos tamanquinhos da marca La Lacque. Verdadeiros fetiches, os tamancos levam estampas personalizadas por artistas plásticos consagrados da região como Billyjoe, Expedito Lima e Letícia Marquês. Tintas, fotos, esculturas e até selvas tropicais são aplicados no salto e no couro do sapato provocando muito humor na hora da produção.

Mas se o assunto é abusar da identidade de Fortaleza, vá ao Mercadão, que está sempre em festa. Busque nos acessórios chapéus de palha, bolsas de chita mixada com couro, renda de filé produzida no município de Orós, crochê de Nova Russas e muita tapioca para segurar todo esse garimpo!

por Helen Pomposelli

Veja abaixo vídeo com Melca Janebro, estilista de Fortaleza, que estará pela terceira vez no Prêmio Rio Moda Hype/Fashion Rio- Verão 2009.
joia de Cláudio Quinderéjoia de Cláudio Quinderé 
Iorrana Aguair- jeansIorrana Aguair- jeans 
Jô-iola-look 2008Jô-iola-look 2008 
Mar del Castro- Moda praiaMar del Castro- Moda praia 

Melca Janebro 22.01.08 17:00 ampliar vídeo


faça seu comentário!




  Para comentar é preciso estar logado no site.
Faça primeiro seu LOGIN ou REGISTRE-SE no Roda da Moda e adicione seus comentários em seguida.


 

"Marie Raz "Skin Cuts" 19° PRMH Inverno 2014" 08.11.13 13:41 | 67 comentários

ESTILISTA: Mariana Razuk

COLEÇÃO: Skin Cuts

MODA: Masculina

STYLIST: Marina Franco

... /+/
"Wasabi " Geometrias de Luz" 19° PRMH Inverno 2014" 08.11.13 13:26 | 62 comentários

ESTILISTAS: Ana Wambier e Daniela Sabbag

COLEÇÃO: Geometrias de Luz

MODA: Feminina

STYLIST: Felipe Dornelles

... /+/
"Taiana Miotto "Garuda" 19° PRMH Inverno 2014" 08.11.13 12:06 | 64 comentários

ESTILISTA:  Taiana Miotto

COLEÇÃO: Garuda

MODA: Feminina

STYLIST: Rogério S.

... /+/
"Acolá "Escondidas" 19° PRMH Inverno 2014" 08.11.13 11:54 | 63 comentários

ESTILISTA: Laís Abbate e Beatriz Tavares

COLEÇÃO: Escondidas

MODA: Feminina

STYLIST: Natália Gastin

... /+/
"Ocksa "Parachute" 19° PRMH Inverno 2014" 08.11.13 10:57 | 66 comentários

IGOR BASTOS E DEISI WITZ


ESTILISTAS: Igor Bastos e Deisi Witz

COLEÇÃO: Parachute

MODA: Feminina

STYLIST: Rogério S.

... /+/

© Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design  /  Todos os direitos reservados  /  TERMOS DE USO  /  CRÉDITOS  /  desenvolvido por